68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PAPEL DA VIDEOCAPSULA ENDOSCOPICA NA DETEÇAO DE CORPOS ESTRANHOS – A PROPOSITO DE UM CASO.

Objetivo(s)

Doente do sexo feminino, com 66 anos de idade, antecedentes de história prévia de artropatia lombar, fibrilhação auricular paroxística e valvuloplastia por insuficiência mitral reumática, recorreu ao serviço de urgência por história de dor epigástrica com quatro meses de evolução.

Descrição do caso

A paciente negava náuseas, vómitos ou outras queixas gastrointestinais. A endoscopia digestiva alta demonstrou gastrite crónica com biópsias positivas para Helicobacter pylori e áreas de metaplasia intestinal. Neste contexto, foi iniciada terapêutica de erradicação.

Discussão e Conclusão(ões)

Não obstante, a doente apresentou um agravamento da epigastralgia, especialmente após as refeições, anorexia e perda de peso (aproximadamente 13 kg nos três meses seguintes). Do ponto de vista analítico, hemograma sem alterações, função renal conservada, sem distúrbios hidroelectrolíticos, assim como proteína C-reativa, testes de função tiroideia e eletroforese de proteínas sem alterações. Não foram reveladas alterações da cinética de ferro ou défices vitamínicos. Neste contexto, a endoscopia digestiva alta foi repetida e revelou gastrite antral, embora desta vez negativa para Helicobacter pylori. A tomografia computadorizada abdominal e a ressonância magnética abdominal não revelaram achados relevantes. Dada a ausência de achados nos exames supracitados, foi realizada videocápsula enteroscópica que evidenciou uma erosão na transição jejunoileal associada à presença de corpo estranho, aparentemente um osso. A possibilidade de realizar enteroscopia por balão duplo para remoção do corpo estranho foi discutida, e foi decidido não realizar o exame, dado o alto risco de iatrogenia. Deste modo, a paciente foi submetida a enterectomia segmentar com resolução da situação clínica.

Área

Miscelâneas

Autores

M MASCARENHAS SARAIVA, E DIAS, H CARDOSO, G MACEDO