68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RETALHO DE OMENTO ASSOCIADO A ANASTOMOSE COLORRETAL PARA TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA

Objetivo(s)

APRESENTAR UM CASO DE UMA PACIENTE DE 32 ANOS, NULÍPARA, COM HISTÓRIA DE DOR PÉLVICA ACÍCLICA, PRATICAMENTE DIÁRIA, DE INTENSIDADE PROGRESSIVA, INICIADA HÁ 12 MESES. APRESENTAVA TAMBÉM DISMENORREIA INTENSA AO LONGO DO PERÍODO E QUEIXA DE DISPAREUNIA. NEGA ALTERAÇÃO URINÁRIA, CONSTIPADA CRÔNICA. INICIOU INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA, APRESENTANDO, NA ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL, LESÕES SUGESTIVAS DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA EM FÓRNICE VAGINAL, LIGAMENTOS UTEROSSACROS, REGIÃO RETROCERVICAL E RETO ALTO. APRESENTAVA COLONOSCOPIA DENTRO DA NORMALIDADE E RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA DE PELVE QUE CONCORDANTE COM OS ACHADOS DA ULTRASSONOGRAFIA. PACIENTE FOI AVALIADA E PROGRAMOU-SE O TRATAMENTO CIRÚRGICO.

Descrição da técnica

PACIENTE SUBMETIDO A TRATAMENTO CIRÚRGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA ROBÓTICA. INICIALMENTE REALIZADO DOCAGEM DOS BRAÇOS ROBÓTICOS. SEGUIU-SE AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM DISSECÇÃO DA FÁSCIA DE TOLD ESQUERDA E GOTEIRAS PARARRETAIS ESQUERDA E DIREITA COM A PINÇA ULTRACISION. REALIZOU-SE URETERÓLISE BILATERAL, RESSECÇÃO SEGMENTAR DO RETO ALTO E EXÉRESE LOCAL DAS LESÕES DESCRITAS NOS EXAMES DE IMAGEM. PARA A RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL, FOI REALIZADA ANASTOMOSE PRIMÁRIA COM GRAMPEADOR CIRCULAR ASSOCIADO A OMENTOPLASTIA ENTRE O RETO E A VAGINA.

Discussão e Conclusão(ões)

AS FORMAS INFILTRATIVAS DA ENDOMETRIOSE ESTÃO RELACIONADAS À DOR PÉLVICA CRÔNICA E À DISPAREUNIA PROFUNDA, E SÃO CARACTERIZADAS, JUNTO COM OS ENDOMETRIOMAS, COMO A PIOR MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA. O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRATAMENTO É A RESSECÇÃO COMPLETA, QUE PODE SER FEITA DE DIFERENTES FORMAS, PORÉM NÃO HÁ CONSENSO SOBRE A MELHOR OPÇÃO. A FÍSTULA RETOVAGINAL É UMA DAS COMPLICAÇÕES ORIUNDAS DO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE PROFUNDA, NESTA CIRURGIA, FOI REALIZADO RETALHO DE OMENTO ENTRE O RETO E A VAGINA, A FIM DE TENTAR REDUZIR O RISCO DESTA COMPLICAÇÃO.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Autores

ITHALO RODRIGO MEDEIROS ARAUJO LIMA, FERNANDO BRAY BERALDO, REGINALDO GUEDES COELHO LOPES, MARCOS VINICIUS PASSOS RODRIGUES SILVINO, RODRIGO CAVALCANTI DUARTE GALVAO, PAULA SEBA RAHE, AMANDA VILAS CALHEIROS, VICTOR CHULUK SILVA SOARES