68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA DEVIDO A SANGRAMENTO EM VASO ANOMALO EM APENDICE CECAL

Objetivo(s)

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O CASO DE UM PACIENTE COM APRESENTAÇÃO INCOMUM DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA SENDO O FOCO DO SANGRAMENTO UM VASO ANÔMALO EM APÊNDICE CECAL VISUALIZADO EM EXAME COLONOSCÓPICO.

Descrição do caso

PACIENTE DE 25 ANOS, SEXO MASCULINO, APRESENTANDO QUADRO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA EXTERIORIZADA COMO ENTERORRAGIA, COM IMPORTANTE QUEDA HEMATIMÉTRICA NECESSITANDO DE HEMOTRANSFUSÃO. O PACIENTE FOI INVESTIGADO COM ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA QUE NÃO EVIDENCIOU ALTERAÇÕES. REALIZOU COLONOSCOPIA COM PRESENÇA DE SANGUE EM TODO SEGMENTO COLÔNICO E VISUALIZADO UM VASO ANÔMALO COM SANGRAMENTO ATIVO NO ÓSTIO APÊNDICULAR. DIANTE DO ACHADO, FOI OPTADO PELA REALIZAÇÃO DE APENDICECTOMIA COM INCISÃO DE MC BURNEY. APÓS O PROCEDIMENTO, CESSOU O QUADRO DE HEMORRAGIA DO PACIENTE. O MATERIAL FOI ENVIADO PARA ANATOMOPATOLÓGICO CUJO RESULTADO FOI APENDICITE SUBAGUDA COM ÚLCERA TEREBRANTE COM ROTURA DE VASO ADJACENTE.

Discussão e Conclusão(ões)

A HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA TEM CAUSAS DIVERSAS SENDO AS MAIS COMUNS DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS, ANGIODISPLASIAS E MAL FORMAÇÕES ARTERIO-VENOSAS. A INVESTIGAÇÃO DA FONTE DO SANGRAMENTO PODE SER REALIZADA POR ESTUDOS ENDOSCÓPICOS E RADIOLÓGICOS, SEGUIDOS DE CIRURGIA, SE NECESSÁRIO. ENTRETANTO, O DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO DO SANGRAMENTO PODE NÃO SER EVIDENTE NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL. O SANGRAMENTO PROVENIENTE POR UM VASO ANÔMALO EM APÊNDICE CECAL É EXTREMAMENTE RARA, NÃO TENDO MUITOS RELATOS DESCRITOS NA LITERATURA, SENDO ESTE O MOTIVO PELO QUAL DESPERTOU INTERESSE PARA DESCRIÇÃO. ALÉM DO TRATAMENTO INSTITUÍDO DE FORMA ADEQUADA E EM TEMPO HÁBIL TENDO O PACIENTE BOA EVOLUÇÃO CLÍNICA. DIANTE DO EXPOSTO, FICA O ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA PROPEDÊUTICA ARMADA NO DIAGNÓSTICO DAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS BAIXAS E A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA PRECOCE PARA A INTERRUPÇÃO DO SANGRAMENTO.

Área

Miscelâneas

Autores

Sthefânia Mendonça Frizol, Rafael Beze Souza, Rafael Luis Luporini, Marcel Arouca Domeniconi, Ana Carolina Chiorato Parra, Daniel Luis Luporini, João Victor Vicentini, Francisco Stefani Segato