68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO DE RETO BEM DIFERENCIADO COM METASTASE HEPATICA: UMA POSSIBILIDADE

Objetivo(s)

Introdução: a incidência de tumor neuroendócrino do reto tem apresentado aumento nos últimos anos e a maioria é diagnosticado durante colonoscopia de rastreio, sendo geralmente pequenos e assintomáticos. O presente estudo, no entanto, descreve um caso sem fator de risco conhecido diagnosticado com metástase hepática.

Descrição do caso

Mulher de 46 anos submetida à colonoscopia de rastreamento com identificação de pólipo séssil em reto alto medindo 4 mm e realização de polipectomia com resultado anátomo-patológico (AP) de tumor carcinoide bem diferenciado de reto infiltrando a mucosa e imunohistoquímica com confirmação diagnóstica, mas com evidência de margens comprometidas e Ki67<1%. Após 6 meses, realizado nova colonoscopia com recidiva de lesão medidno 7mm de aspecto séssil e resultado de AP e imunohistoquimica de tumor neuroendócrino bem diferenciado, invadindo a submucosa, Ki67% positivo < 2% e margens cirúrgicas livres (T1a). Em exame de estadiamento, verificado nódulo hepático hipercaptante em segmento VII de 10 mm, sugestivo de acometimento secundário.

Discussão e Conclusão(ões)

Discussão: diverticulite de ceco causa dor no quadrante inferior direito do abdome em 99% dos pacientes e, no diagnóstico diferencial, pode ser confundida com apendicite aguda, doença inflamatória intestinal e câncer de ceco. Diverticulite complicada em cólon direito é incomum, e o tratamento de escolha para maioria dos casos é conservador. Portanto, o reconhecimento desta patologia é importante, já que se torna necessário excluir causas cirúrgicas da dor abdominal.
Conclusão: O tratamento conservador da diverticulite de cólon direito pode permitir a tentativa de melhor estudo do caso com propedêutica armada e exclusão de neoplasia.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

thais yoko ferreira koga, ISAAC JOSE FELIPPE CORREA NETTO, LAERCIO ROBLES, LEANDRO MARIANO DA SILVA, MILENA BRAGA SOARES DA SILVA, angelo cecchini, hugo henriques watte, alexander sa rolim